Medicina do Trabalho

Encontre aqui as soluções em Medicina do Trabalho que a sua empresa precisa, com serviços personalizados e atendimento de excelência.

Qual a Importância da Medicina do Trabalho para sua Empresa

A ALJ Segurança e Medicina do Trabalho é uma consultoria especializada em Medicina do Trabalho em São Paulo e com pontos de atendimento credenciados em diversas localidades cidades e bairros. Implantamos o PCMSO, fazemos os exames ocupacionais obrigatórios e cuidamos da gestão do e-Social no evento S-2240 para empresas de todos os portes.

Nossos médicos especializados em saúde do trabalho buscam preservar o bem-estar das pessoas durante a jornada laboral, afastando ameaças como doenças, acidentes e até mortes durante a rotina profissional.

Medicina do Trabalho
Qual a Importância da Medicina do Trabalho para sua Empresa

O que é Medicina do Trabalho e quais suas funções?

A Medicina do Trabalho é considerada o fruto de todo o processo de humanização do trabalho.

Essa especialidade é uma das vertentes do Direito do Trabalho a qual se preocupa em dar condições de trabalho dignas para todos os trabalhadores e, dessa forma, fazer com que a saúde bem como a integridade física e psicológica deles sejam garantidas.

Nesse sentido, a medicina do trabalho tem o objetivo de garantir a saúde dos trabalhadores por meio da prevenção de acidentes bem como de doenças do trabalho.

Dessa forma, a principal função da medicina do trabalho é conciliar as exigências constantes no mercado de trabalho e não colocar em risco a saúde do trabalhador.

Outra função de extrema importância da medicina do trabalho é informar as responsabilidades bem como os limites dos trabalhadores.

Assim, deverá ser feita a conscientização do funcionário acerca dos limites de suas atividades profissionais, para, dessa forma, evitar que ele se exponha em excesso e adoeça.

A medicina do trabalho também dispõe sobre os exames médicos preventivos bem como as principais doenças ocupacionais que afetam os trabalhadores, tais como:

  • Problemas de visão;
  • Asma ocupacional;
  • Lesão por esforço repetitivo (LER);
  • Dermatose ocupacional;
  • Catarata ocular;
  • Antracose pulmonar;
  • Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (DORT);
  • Silicose;
  • Estresse;
  • Doenças psicossociais
  • Surdez (temporária ou definitiva).

Qual é o principal objetivo da Medicina do Trabalho?

A empresa que tem a presença da medicina do trabalho representa bem mais do que cumprir o disposto nas leis trabalhistas. 

Isso significa que, sempre que os gestores garantem os recursos da medicina do trabalho na empresa, é possível fazer a delimitação das estratégias de prevenção de acidentes e promoção da qualidade de vida dos empregados no local de trabalho.

Ou seja, devido a medicina do trabalho a empresa evita o afastamento de funcionários devido a  problemas de saúde, além dos profissionais ficarem mais produtivos e dispostos.

Além disso, reduz os custos devido a falta de pessoal ou ações trabalhistas  decorrentes de problemas de saúde desenvolvidos durante o trabalho.

E os empregados trabalham em um local seguro e adequado, e podem desempenhar suas atividades profissionais de forma protegida.

Devido a tudo isso, o principal objetivo da medicina do trabalho é atuar na prevenção e no controle das doenças ocupacionais.

Exames Ocupacionais / Complementares da Medicina do Trabalho?

Os exames ocupacionais fazem parte dos eventos de saúde e segurança do trabalho que são obrigatórios para todas as empresas atenderem o e-Social. Atendem ao disposto no Evento S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador.

O ASO é um dos mais importantes documentos da área de SST, sendo o evento que detalha as informações relacionadas ao monitoramento da saúde do trabalhador, por meio de avaliações clínicas, durante todo seu vínculo laboral.

O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) é um conjunto obrigatório de procedimentos que deve ser implantado em todas as empresas e órgãos públicos dos Brasil. Fazem parte do PCMSO todos os exames ocupacionais: admissional, periódico, de retorno ao trabalho, de mudança de função e demissional.

A ALJ Segurança e Medicina do Trabalho já implanta o PCMSO. Sendo assim, você garante o bem-estar, a saúde e a segurança dos seus colaboradores, além de evitar multas. Fazemos isso identificando e controlando previamente todos os riscos existentes no ambiente de trabalho.

Ao cumprir as regras e implantar o PCMSO, a empresa evita problemas jurídicos relacionados a doenças ocupacionais, como processos criminais, cíveis e previdenciários.

Um dos exames ocupacionais obrigatórios é o admissional, que deve ser realizado quando a empresa está contratando o funcionário. Nesse exame, o médico credenciado da ALJ Segurança e Medicina do Trabalho avalia se o candidato ao emprego possui as condições de saúde necessárias para exercer as atividades previstas para o cargo.

Outro dos exames ocupacionais obrigatórios é o demissional, realizado quanto o trabalhador está sendo desligado da empresa. O objetivo desse exame é verificar se o funcionário adquiriu alguma doença ocupacional enquanto esteve a serviço do empregador.

O Exame Demissional é fundamental para que a empresa tenha uma comprovação oficial de que o vínculo empregatício foi rompido quando o trabalhador gozava de boas condições de saúde. Assim, o risco de condenação em um eventual processo trabalhista é reduzido.

Os exames ocupacionais periódicos são feitos para mostrar se, durante a rotina laboral, o trabalhador adquiriu alguma doença. Ou se uma condição de saúde já existente evoluiu para um quadro melhor ou pior.

Outro exame ocupacional é o de mudança de função. Ele é realizado quando um trabalhador é transferido de função ou de setor. Desde que, é claro, essa movimentação altere os riscos ocupacionais aos quais o funcionário será exposto.

O Exame de Retorno ao Trabalho é realizado quando um trabalhador volta à empresa após um período de afastamento para o INSS, em virtude de um acidente ou de uma doença.

Frequentemente, peritos do INSS determinam o retorno de trabalhadores que ainda não estão 100% curados, transferindo, assim, todo o risco para a empresa. Por isso, o exame de retorno ao trabalho é fundamental.

Vamos conversar sobre Medicina do Trabalho?

Entraremos em contato o mais breve possível.

9:00h - 17:0h (Seg - Sex)